Chá de Hibisco – benefícios e forma de utilização

Disney Babble – Retenção de líquido é comum, mas tem solução
27/04/2015
Como deve ser a rotina de consultas ao pediatra ?
29/04/2015
Exibir tudo

Resolvi escrever um pouco para vocês sobre o chá de hibisco por este ser um chá que está bastante na moda, muitos atribuem a ele o benefício de promover o emagrecimento.

O hibisco ou rosa-da-china vem sendo estudado e alguns estudos mostram que tem propriedades diuréticas e capazes de reduzir a adipogenese, principalmente na região abdominal e quadris, acredita-se que isso é possível graças à ação antioxidante dos flavonoides antocianina e quercetina. O chá é rico em fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina C, vitamina B1 e B2, vitamina A, Ácido fólico e cálcio.   

   Mostra-se também eficiente no auxilio ao controle da pressão arterial e de problemas hepáticos. 

Mas devemos sempre alertar que qualquer substância que auxilie no emagrecimento só serve de coadjuvante, o mais importante e o que realmente trará resultados são as mudanças nos hábitos de vida.

Outro cuidado é que gestantes e lactantes não devem consumir essa bebida pelo risco de má formação fetal relatado em alguns trabalhos.

Hibiscus-Tea1
Modo de preparo-

O chá de hibisco deve ser preparado com o cálice do botão seco da flor da planta.
Para prepará-lo, ferva 200 ml de água filtrada e acrescente de 4 a 6 gramas (equivalente a uma colher de chá) da flor seca. Deixe a infusão abafando por alguns minutos, coe e beba. Esta bebida pode ser tomada morna, fria ou gelada, conforme preferência pessoal.
A indicação de consumo é de um copo de 200 ml.

 

Por Dra. Giulianna Pansera

2 Comentários

  1. Lili disse:

    muito bom saber!!

  2. Jessica disse:

    Minha primeira nutricionista receitou um litro por dia…tava difícil tomar tudo isso fora a agua…Fui ne outra nutri (nao só por isso) ela me receitou uma xic. no lanche da tarde…bom saber q vc tb indica 200ml…adoro seus post…te sigo no insta…sou sua fã bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *