Seu bebê tem cólicas?? E agora !!!??

Hipotireoidismo
21/04/2015
Aeróbico antes ou depois da musculação ???????
23/04/2015
Exibir tudo

Cólicas do Recém-Nascido: Socorro!

 

Seu bebê chora por horas com uma inquietação que aparece diariamente e nada parece confortá-lo? Você já amamentou, ninou, checou e trocou as fraldas e o choro e irritação continuam? Isso tudo pode estar relacionado às cólicas, uma situação relativamente comum, acometendo 1 a cada 5 bebês, e que se inicia por volta da quarta semana de vida.

Nesse contexto, nas avaliações periódicas com o pediatra vê-se que esse tipo de cólica não está relacionada a alterações ao exame físico e nem a antecedentes pessoais da criança, portanto não tem uma razão patológica.

O relato dos pais descreve que o incômodo vem no final da tarde, aproximadamente das 18hs à meia noite, e leva o bebê a chorar… e chorar! O choro é, na maioria das vezes, acompanhado do movimento de extensão das pernas, leve distensão abdominal e eliminação de gases.
Infelizmente ainda não se sabe a causa exata desse desconforto, que na maior parte dos casos desaparece até o quarto mês de vida. Em algumas situações, onde o bebê está em aleitamento materno, a cólica pode ser sinal de sensibilidade a algum alimento presente na dieta materna, neste caso vale a pena observar o que você comeu nos dias dos episódios de cólicas.
Algumas medidas podem auxiliar no conforto do bebê:

AM_b_HasBabyGotColic-624x351
– Massagem  com movimentos circulares na barriga do bebê.

– Deixar a barriga do bebê em contato com sua barriga. O calor local proporcionado por essa posição pode acalmá-lo.

– Relaxe-o (a), reservando o banho para o final da tarde, período, geralmente, de maior desconforto.

– Passear com o bebê pode distraí-lo e suavizar o incomodo.

Lembre-se! Na maioria das vezes o desconforto causado pelas cólicas dura até 3 horas e desde que o bebê se acalme e permaneça tranquilo pelo resto do dia, não há motivo para alarde! No entanto, se você notar outras alterações ou seu bebê permanecer irritado, apesar das tentavas de conforto, consulte seu médico.

Por Dra. Adriana S. S. Daniel (médica pediatra na clínica CLIAP – www.cliap.com.br)

2 Comentários

  1. rosiane disse:

    Muito bom saber disso. PK tenho três filhos e todos sofreram cólicas
    E estou gravida de cinco mês esperando mais um

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *