Inchaço na Gravidez – como evitar ?!

Radical x Equilíbrio
07/04/2015
Bolinho de Caneca fit
13/04/2015
Exibir tudo

Edema leve em membros inferiores de gestante no terceiro trimestre de gestação.

Essa é uma questão frequente e que importuna muitas de nós durante a gestação né !! Esse inchaço nós chamamos de edema e estará presente em 90% das gravidas a partir do terceiro trimestre de gestação.

A gestação é um período em que a mulher está com os hormônios alterados e elevados para tornar o seu corpo um ambiente receptível ao bebezinho dentro do útero, mas isso traz conseqüências não tão agradáveis para a futura mamãe ! Uma delas é o inchaço, super comum nas grávidas, principalmente em membros inferiores .

Edema grave em membros inferiores de gestante.

Edema grave em membros inferiores de gestante. Socialite americana Kim Kardashian no final da sua gestação.

  Essas alterações hormonais intensas causam um aumento do volume sanguíneo e também da retenção hídrica, além disso com o aumento do útero dentro da cavidade abdominal ocorre uma compressão dos grandes vasos dificultando o retorno venoso do sangue dos membros inferiores para o coração. 

 

 

 

 

 

 

Algumas dicas para minimizar esse inchaço durante a gestação:

 

–  A mulher que trabalha muito tempo na mesma posição, a cada 2 horas deve se levantar e dar uma caminhadinha de uns 5 min pelo menos para reativar a circulação sanguínea;

– Se indicado pelo seu obstetra pode utilizar meias elásticas;

– Evitar ambientes muito quentes;

– Dormir com os pés em cima de um travesseiro melhora o retorno venoso diminuindo assim o inchaço das pernas;

– No final da tarde deite-se com as pernas a 45 graus por pelo menos 40 min;

– As grávidas que têm uma tendência maior a retenção devem ficar longe dos sapatos de salto alto e de bico fino;

– Evite alimentos industrializados, enlatados, embutidos e temperos prontos pois esses são ricos em sódio;

– Coma bastantes vegetais e folhas cruas, irão melhorar sua digestão e o funcionamento do intestino, melhorando absorção de nutrientes e eliminação de toxinas;

– Evitar também ao máximo alimentos com açúcar e gordura, a gestante deve evitar o ganho excessivo de peso, isso irá favorecer ainda mais o inchaço e o surgimento de situações como hemorróidas, diabetes gestacional e hipertensão arterial;

– Praticar atividade física, pelo menos uma caminhada por 40 a 60 minutos todos os dias, sim é super saudável praticar atividade física durante a gestação, desde que liberado pelo seu médico obstetra e acompanhada por um profissional da área de educação física.

Uma observação importante é manter o mesmo tipo e nível de atividade que praticava antes de engravidar. Não é hora de iniciar ou se aventurar em uma nova modalidade ou querer virar atleta durante a gravidez.

Edema leve em membros inferiores de gestante no terceiro trimestre de gestação.

Edema leve em membros inferiores de gestante no terceiro trimestre de gestação.

 

A grávida deve sempre ficar atenta, se o inchaço atingir o rosto e os olhos é um sinal de alerta, deve-se procurar o médico, e também sempre monitorar a pressão arterial ! Por essa razão é super importante o pré-natal com o médico obstetra ser realizado durante toda a gestação, diminuindo assim as possibilidades de complicações durante a gestação!

 

 

 

 

 

 

por: Dra. Giulianna Pansera

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *