Qual melhor método anticoncepcional ?

Biomassa de Banana Verde
11/12/2014
Dicas de como retomar os exercícios depois dos filhos !
09/02/2015
Exibir tudo

Resolvi escrever um post bem simples porém esclarecedor sobre essa pergunta que escuto muito no consultório.

Eu sou contra o uso de anticoncepcionais orais, pois esses são hormônios sintéticos que apresentam diversos efeitos adversos, como por exemplo manchas na pele, ganho de peso, retenção hídrica, aumento de probabilidade de desenvolver alguns tipos de câncer, aumento de probabilidade de trombose, mas é um longo assunto e vale um post só para ele.

A ” bomba hormonal” que é o anticoncepcional oral inibe o funcionamento natural dos seus ovários e suprime o funcionamento da sua hipófise. Com a presença dos hormônios sintéticos haverá um aumento de uma proteína chamada SHBG (globulina ligadora dos hormônios sexuais) na tentativa de ” proteger” seu organismo desses hormônios estranhos, porém o aumento dessa proteína acaba acarretando também na diminuição dos níveis de testosterona, piorando ainda mais o equilíbrio do nosso organismo, afinal temos todos esses hormônios pois eles cada um deles tem sua função, portanto eles devem todos estar em níveis adequados e em equilíbrio, nem muito altos e nem muito baixos!! Alguns médicos referem-se a essa situação como uma menopausa induzida com reposição hormonal, o que não deixa de ser verdade.

 

Então qual seria o melhor método?

O que eu mais indico para as minhas pacientes, principalmente aquelas que buscam emagrecimento e melhor definição muscular, saúde e bem estar é o método de barreira ( preservativo feminino ou masculino) ou o DIU de cobre, esses são os métodos que não envolvem hormônios sintéticos e nem grandes riscos à saúde feminina.

t-cobre

 

O DIU de cobre é um dispositivo intrauterino de plástico que possui uma haste envolta por cobre, que acaba por  liberar esse íon  no endométrio o que torna o meio menos receptivo ao espermatozóide, fazendo com que este não chegue ao óvulo e não haja fecundação. É um método eficaz e 100% livre de hormônios, mas sim ele pode aumentar o sangramento durante o período menstrual e as cólicas e existem mulheres que não se adaptam ao método, também não é um método indicado para mulheres que tem múltiplos parceiros por questões de higiene.

Mas o que eu sempre digo é, vamos colocar na balança e ver o que vale mais a pena, ainda acho que o máximo que se puder evitar os hormônios sintéticos melhor para sua saúde, porém existem sim condições em que o uso do anticoncepcional oral é necessário, vamos ser razoáveis e lembrar que medicina não é matemática e que os seres humanos não são todos iguais.

Existe hoje no mercado o Mirena, seria um dispositivo intrauterino, menor que o DIU de cobre, e que libera hormônio, o levonorgestrel, este diminui a menstruação, ou até mesmo interrompe os fluxos menstruais, não costuma aumentar as cólicas no período pré-menstrual, porém faz a utilização de hormônio sintético e sendo assim podem ocorrer todos os efeitos adversos já mencionados mesmo que em menor intensidade !

Levando-se em conta tudo isso vale a pena pensar e conversar com seu ginecologista…. o DIU de cobre não irá diminuir sua fertilidade após retirado, não aumenta a chance de gestação ectópica, não atrapalha durante a relação sexual, pode ser utilizado durante amamentação e sua chance de engravidar utilizando esse método é menor do que utilizando os outros, e NENHUM método irá garantir   100% de proteção contra a gestação, existem diversos casos de mulheres que engravidaram utilizando anticoncepcionais orais, preservativos, DIU, Mirena, Anel Vaginal e definitivamente o único método que irá te proteger contra doenças sexualmente transmissíveis é o preservativo (camisinha) lembre-se disso!!!!

Consulte sempre seu médico ginecologista antes de iniciar ou interromper o uso do anticoncepcional!!!

 

por Dra. Giulianna Pansera ( CRM 138.421)

49 Comentários

  1. karolliny disse:

    Oiee queria uma ajudinha
    Faz mais de 20 dias que parei de tomar anticoncepcional.
    Porem tive relações e não usei o preservativo gostaria de saber se nesse periodo eu posso fica gravida?
    Desculpas pela perguntaaa bobaaa

  2. mirian disse:

    sou hipertensa estou esperando para fazee laqueadura e ate agora nada é pelo sus. queria saber se posso colocar o diu ele tem garantia q a mulher nao engravide qual a melhor marca obrigada

    • giulirp disse:

      Sim você pode sim colocar o DIU, nenhum método anticoncepcional te dará 100% de segurança quanto a não engravidar, o unico que garate isso é não ter relações, porém é sim bem seguro e as taxas de falha são pequenas !!!

  3. Taciana disse:

    Giu porque ele aumenta o fluxo menstrual e as cólicas? Isso ocorre mesmo se a nulher não tiver essa pré disposição?

  4. Roberta Carvalho disse:

    Então, ando mt triste com isso, pois possuo ovário policístico, se eu paro de tomar meu rosto pipoca de espinha, tomo o Diane 35 e ele me fez emagrecer mt, li os males do anticoncepcional quanto a ganho de massa muscular e a realmente fiquei mt chocada, te algum conselho a me dar?

    • giulirp disse:

      Realmente em relação ao ovário policístico ainda não temos muitas outras opções, mas pode-se também avaliar o seu caso. Se o seu sintoma é apenas a acne, talvez poderia passar com uma boa dermatologista e ver se existe outra opção !!!
      bjos

  5. isabela disse:

    Ja fazem 5 anos que nao consigo mais me regular com nenhuma pílula. Ja perdi as contas de quantos tipos de anticoncepcional ja tomei e com todos eu sangro no meio da cartela . Então desisti. Uso preservativo sempre.
    A um ano eu venho pensado em por DIU. Tenho 24 anos, nao tenho filhos e nao quero ter nem tao cedo. Mas sempre me dizem q DIU é indicado só pra quem ja teve filho, que dificulta a gravidez dps… DIU é mesmo seguro? Pode prejudicar a engravidar dps?

    • giulirp disse:

      Olha, na verdade o DIU não é contra-indicado para quem não teve filhos e tão pouco irá diminuir sua fertilidade após a retirada! O que acontece é que por ser um “corpo estranho” a ser introduzido no seu útero existe 1% de chance de ter alguma complicação, o que dificilmente algum médico queira se responsabilizar, já que você ainda não teve a oportunidade de ter filhos. MAs tudo é um questão de ponderar os prós e contras junto com seu ginecologista.

  6. kelly caroline disse:

    Olá já faz tempo que eu tomo anticonsepsional já tomei tanto o oral e em injeção tbm mais já tem um tempo que eu ando tendo injõo só que não sei oq é só sei que não estou grávida pk todo mês desce pra mim normal mais não sei oq eu fasso…

    • giulirp disse:

      Sim pode ser devido aos homônios do Anticoncepcional, muitas mulheres relatam enjôo !! Converse com sua ginecologista sobre isso !!! bjos

  7. kelly caroline disse:

    Olá já faz tempo que eu tomo anticonsepsional já tomei tanto o oral e em injeção tbm mais já tem um tempo que eu ando tendo injõo só que não sei oq é só sei que não estou grávida pk todo mês desce pra mim normal mais não sei oq eu fasso…….

  8. thaina disse:

    Olá boa tarde faz um ano que parei de toma injeção e tenho relação sem preservativo quando tempo demora pra acaba o efeito do corpo todo

    • giulirp disse:

      Teoricamente já não tem mais efeito, mas cada mulher demora um tempo diferente para voltar a reorganizar seus próprios hormônios e ovular normalmente !! Se está tentando engravidar seria legal procurar um ginecologista!! bjos

  9. carla disse:

    Boa tarde gostaria de saber onde encontro o DIU para compra pois faz meses que procuro e só encontro pela web e nada em farmácias e se posso comprar sem a receita pois já perdi a minha varias vezes rs .Obg

  10. Debora disse:

    Giuli, como você sabe, eu coloquei o Mirena em maio de 2014. Eu não tenho menstruação…. mas aconteceu uma vez de ficar quase 1 mes apresentando sangramentos (coisa que um Care free resolvia, mas atrapalhava a relação sexual). Bom, em relação à liberação de hormônios, a liberação do Mirena é feita localmente (ou seja, no útero)…. então os efeitos adversos do uso de hormônios sintéticos são bem menores!!
    Super indico o Mirena!
    O DIU de cobre dá muuuuuito sangramento…. não indico! Beijão!

  11. Thaísa disse:

    Poxa, já conversei com dois ginecologista e ambos ficaram relutantes sobre a colocação do DIU. Tenho 23 anos e não tenho filhos, esse é o motivo pelo qual os ginecologistas não me aconselham este método. Isso procede mesmo? Não é indicado para quem nunca engravidou?
    Sempre achei o DIU uma ótima opção, pois nunca me adapto aos anticoncepcionais, já tentei várias marcas e sempre passo mal.

    • giulirp disse:

      O que acontece que por mínima que sejam as chances de haver uma complicação, não podemos arriscar que aconteça em alguém que não teve filhos ainda !!

  12. Danielle disse:

    Olá querida. Muito legal seu site e seu ig. Parabéns. Além de inteligente e batalhadora, ainda é linda.
    Dúvida: tenho ovário policístico. Uso selene. Tentei uma vez o anticoncepcional de baixa dosagem, injeção; mas fiquei completamente desequilibrada emocionalmente. Sem anticoncepcional minha pele enche de espinhas. Fica terrível. Alguma sugestão?

  13. Gabriela Franco dos Santos disse:

    Ola, tomo injeção me sinto muito inchada sempre, fui na minha ginecologista e ela tentou colocar o DIU e não consegui, depois me levou para hospital me sedou e tentou novamente e quando acordei disse que era impossível coloca -lo em mim, disse que meu canal era muito fechado e pronto, sera que não existe outra possibilidade?

  14. Sthefany disse:

    Olá… Te sigo no instagram ja faz um tempo e hoje conheci seu blog, estou encantada com sua atenção para com as leitoras, e preocupação em responder todas as perguntas e comentários. Essa semana vi essa polêmica sobre os anticoncepcionais, então gostaria de saber de VC, eu tomo o injetável preg less há quase 6 anos e nunca tive nenhum problema, nenhum mesmo, nem espinhas, engordar/emagrecer, cólicas, nada, mas gostaria de parar para ter mais resultados na musculação, não tenho filhos, VC acha necessário mesmo parar o medicamento?

    • giulirp disse:

      Obrigada querida !!! Faço com todo carinho para ajudar !!!

    • giulirp disse:

      O uso do anticoncepcional pode sim prejudicar os seus resultados …. o importante é avaliar os riscos e benefícios!!! Ver o que é mais importante no seu caso junto com seu ginecologista !!! bjinhus

  15. Renata disse:

    Oi! Eu uso a progesterona bio identica, pois minha taxa é muito baixa e por causa dos ovarios policisticos. Isso é um hormonio sintético? E para nao engravidar, utilizo método de barreira. Tem algum problema nisso? Bjos

    • giulirp disse:

      A progesterona bioidentica, teoricamente teria por ser bioidentica teria no nosso organismo exatamente os mesmos efeitos que a progesterona produzida por nós mesmas….. mas isso não a faz ser livre de efeitos colaterais. Mas sim, se você tiver que tomar alguma progesterona dê preferência ‘a bioidentica !!Mas não use como método anticoncepicional !!!

  16. Carla disse:

    Boa noite Dra. Fiz uma cirurgia para retirada de varios polipos no utero. Como estava bastante anemica e tb, nunca me adaptei a nengum metodo anticoncepcional, coloquei o Mirena. Quase nao menstruo, mas senti mudança no humor, seios doloridos. O que mais o Mirena pode causar? Obrigada.
    Carla.

    • giulirp disse:

      O mirena possuí liberação hormonal, portanto ele em algumas mulheres ele poderá causar os mesmos efeitos de qualquer outro método hormonal !!! Você deveria retornar na ginecologistas e mencionar esses sintomas para ela ! bjos

  17. Elaine disse:

    Fiz laqueadura , mas tomo o anticoncepcional cerazette de forma continua, pois menstruava muito e não tinha nem vontade de sair de casa. Existe algum outro método para parar de menstruar? Ou algum medicamento que diminua o sangramento?

  18. maria disse:

    oi! tenho 27 anos e não tenho filhos, já tentei colocar o diu duas vezes, uma sem está menstruada e outra menstruada, só que o medico falou que eu tenho o útero, fica difícil a passagem. estou muito triste pois não me dou com o anticoncepcionais. existe algum método para colocar o diu quando não tem passagem. obrigada

    • giulirp disse:

      Eu acho importante você ir a um outro ginecologista, só fazendo uma avaliação para poder ter essa resposta !!!! Boa sorte !!

      bios

  19. Gabriela disse:

    Olá Giu, estou tendo um problema com a candidiase desde que troquei o anticonceptivo por um de alta dosagem, minha gine ja me passou varios tratamentos e nada resolve o problema nem os sintomas, queria uma opinião sua sobre o assunto. Estou querendo por o DIU porque li que poderia resolver o problema. Moro na Espanha e ja busquei varios medicos e nenhum encontrou solução.. Espero ansiosa sua resposta. te admiro muito. um grande beijo

    • giulirp disse:

      Oi Gabi, poxa que chato. Mas sim o ACO pode sim causar muitos problemas como esse e eu indicaria você realmente a colocar o DIU, mas antes de colocar o DIU você precisa interromper o uso do ACO e tratar a candidíase, só poderá colocar o diu após tratada.
      Uma das coisas que pioram muito os quadros de candidíase é alimentação rica em açúcar e carboidratos…. então diminua isso na sua dieta e comece a comer mais iogurtes naturais sem açúcar e se conseguir usar lactobacilos era interessante pois ajuda bastante nos casos de candiíase sem precisar de medicação !! Converse sobre isso com seu ginecologista !

      bjos e bo sorte !! Ahhh eu amor a Espanha, a família do meu marido é daí de Santiago !!

  20. Vanessa disse:

    Boa tarde tomo diane e gostaria de saber se vou ter dificuldades para ganhar massa muscular, malho todos os dias e gostaria de saber se vai me atrapalhar no ganho de massa.
    Faço a suplementaçao perfeita
    Mas gostaria de saber se mesmo assim não vou ganhar massa muscular.

    • giulirp disse:

      Oi, sim realmente pode te atrapalhar !! Isso pois altera todas as suas taxas hormonais !! Você precisaria fazer exames e levar para um endocrinologista .

      bjos
      Giuli

  21. Karla disse:

    Olá Dra.!
    Coloquei o DIU de cobre hj por conta de uma TPM incontrolável. Visto que o método é não hormonal, eu não vejo razões para o aumento de peso, falando com uma amiga, ela me disse que ganhou peso e verifiquei alguns comentários de usuárias que descrevem a mesma situação. O que os estudos revelam sobre DIU de cobre e alteração no peso? Obrigada!!!

    • giulirp disse:

      Oi Karla, de forma alguma, o DIU de cobre não altera o peso, o que pode alterar o peso é o DIU Mirena que tem ação hormonal !!

      bjos

  22. fernanda disse:

    oi eu uso diu de cobre a 3 anos tenho 27 anos e ja sou mãe sofro com o ovario micropolicistico descobri a 1 ano meu ciclo menstrual e irregular e muito intenso, tenho muita acne,queda de cabelo,seborreia ,pele oleosa,pelos no rosto etc. Nao quero tirar o diu, gostaria de saber se posso usar o selene mesmo usando o diu?

  23. Fernananda disse:

    Parei com anticoncepcional há 6 anos e foi uma mudança na minha vida. Tudo melhorou! Há quem diga que a pílula melhora a TPM, o humor, mas comigo foi o contrário. Hoje tenho convicção que – a não ser que haja prescrição médica por outra razão – não tomo pílula mais. Hoje conheço meu corpo, com o tempo você aprende a entender como funciona seu ciclo e a identificar as fases. Raro ouvir alguém falar sobre o assunto destacando os malefícios do anticoncepcional. Parabéns!!

  24. Dai disse:

    Ola Giuli, tenho o implante no braco(Nexplanon) que ate foi citado ja por “ajudar” a criar musculos, apesar dos efeitos colaterais foi uma boa forma que encontrei e aqui nos EUA eh super comum. Tem alguma opiniao sobre ele?

  25. Alinne Tavares Lima disse:

    Oiii Giuli, adorei o poste
    Tem quase 6 anos que eu faço uso do anticoncepcional oral e tenho percebido ultimamente que estou com má circulação, queria saber se isso pode ser feitos do anticoncepcional?? Isso me deixou preocupada e já li alguns relatos sobre essa mesma situação!!
    Beijos
    Sou sua seguidora fiel e admiradora do seu trabalho e do ótimo ser humano que é.

    • Oi Alinne, muitíssimoooo obrigada pelo carinho !!E sim seus problema de circulação está relacionado com o uso do aco !! reavalie com sua ginecologista e peça outra opção !!

      bjinhos
      🙂

  26. Mariane disse:

    Olá, Giuli. Já questionei muito meu ginecologista sobre anticoncepcionais hormonais e quando perguntei a ele sobre o DIU de cobre, ele disse que é abortivo e que por questões de princípios pessoais ele não coloca esse dispositivo. Isso é real?

    Obrigada, um beijo!

    • Olha só, não tem nada de abortivo !! Ele só é bem mais barato do que o Mirena e pode ser colocado inclusive pelo SUS ! Para a sua saúde é a melhor escolha, procure um outro médico rsrs !

      bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *