Benefícios da Banana

Exercícios Ajudam a Combater Resfriados
04/11/2014
Receita – Bolinho de Morango
10/11/2014
Exibir tudo

Existem diversos tipos de banana pelo mundo, todas gostosas e práticas para serem consumidas.

Os tipos mais populares no Brasil são: Banana nanica, Banana prata, Banana-da-terra, Banana ouro e a Banana-maçã. Apesar de serem bem parecidas, em termo nutricional, existem algumas pequenas diferenças entre elas, por exemplo, a menos calórica é a Banana-maçã e a mais calórica a Banana-da-terra.

A banana é um alimento rico em carboidrato, um importante macronutriente para a reposição de energia, pois fornece glicose para as células.

Como todos nós já estamos cansados de saber, esta fruta é rica em potássio, sendo que a banana que tem a maior quantidade de potássio é a Banana nanica, mas isso não quer dizer que a quantidade de potássio das outras também não seja bom, ok?! O Potássio atua no balanço e distribuição da água no organismo, no relaxamento muscular, na manutenção do equilíbrio ácido-base e na regulação das atividades neuromusculares. Sua deficiência pode causar cãibras, distensão abdominal, diminuição dos reflexos, sensação de formigamento na pele e mudanças na frequência dos batimentos cardíacos.

Além do potássio a Banana também possui uma quantidade interessante de magnésio, um mineral importante para a manutenção dos ossos e que também atua no equilíbrio do cálcio, potássio e sódio. Um mineral que contribui para a síntese de proteínas, transporte de energia e no funcionamento de algumas enzimas. Sua deficiência pode ocasionar alteração no ritmo cardíaco, má circulação sanguínea,  hipertensão, irritabilidade, espasmos muscular, cansaço, depressão, insônia, entre outros problemas.

E quanto as vitaminas? Bom, a banana é um alimento rico em vitamina C e B6. A vitamina C é fantástica, é um excelente antioxidante que ajuda a prevenir problemas cardíacos e ajuda o sistema imunológico. Já a vitamina B6 (Piridoxina), favorece a respiração celular e atua no metabolismo das proteínas e dos aminoácidos, sendo importante para o metabolismo do triptofano e para a conversão deste em Niacina. O triptofano é uma substância que ajuda o cérebro a regular os níveis de serotonina que afeta o humor. Por isso a banana acaba tendo um efeito antidepressivo e calmante.

Além disso tudo, essa fruta também tem fibras que evitam que a bactéria E. coli se fixe nas paredes do intestino, o que causaria diarreia entre outros efeitos colaterais.

banana (1)

Nossa, com tantas coisa boa então, eu posso comer Banana até dizer chega? Claro que não né! A recomendação diária são 3 porções de frutas por dia, portanto uma dessas frutas do seu dia pode ser a banana, ok?!

Existem diferentes formas de consumir essa frutinha, a mais pratica e óbvia é consumi-lá in natura, é só descascar e pronto. Mas também podemos consumir de outras formas. Como vimos anteriormente essa fruta auxilia muito no processo de construção muscular, por tanto é um bom alimento para ser consumido como pré-treino, mas cuidado, por ser um pouco pesada e com uma digestão um pouco mais trabalhosa, não vá comer e ir treinar imediatamente em seguida, é legal dar um intervalo de uns 30 minutos, mais ou menos. Algumas receitas bacanas para serem utilizadas como pré-treino são como as seguintes:

 

          Vitamina de Banana:

  • vitamina-de-banana1 banana-maçã
  • 1 pote de iogurte natural desnatado (sem sabor)
  • 1 scoop de Whey Protein de Baunilha
  • Pedrinhas de gelo

 

 

 

Bata tudo no liquidificador ou com um mixer e consuma em seguida.

 

Panqueca Proteica de Banana

  • 1 Banana-maçã
  • 3 claras de ovo
  • 1 colher de sopa cheia de aveia em flocos
  • 1 colher de sobremesa de leite desnatado
  • 1 pitada de canela em pó
  • Adoçante culinário (opcional)

 

Bata tudo com um mixer. Em seguida aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a mistura. Deixe em fogo baixo com a frigideira tampada, quando a parte de cima da panqueca começar a ficar mais firme, vire a panqueca com cuidado para dourar o outro lado. Sirva em seguida.

 

 

3 Comentários

  1. Leia Reis disse:

    Olá! Meu nome é Léia, tenho 41 anos e três filhas. Ha algum tempo estou percebendo a minha barriga muito flácida e com gorduras localizada, principalmente abaixo do umbigo. Queria saber quais os melhores exercícios q posso fazer em casa, se tem algum tratamento estético pra acabar com a flácidez ou só exercício resolve? Bjs , já sigo vc no instagram.

    • giulirp disse:

      Oi Leia, eu postei há um tempo aqui e no face alguns abdomnais que podem ajudar, mas dependendo do tanto de pele que você tem apenas os exercícios não vaão resolver 100%, precisaríamos ver pessoalmente !!

  2. Gorete Lins disse:

    Olá, bom dia!

    Sou intolerante ao glúten e lactose, gosto muito de vitamina de banana, faço com leite zero lactose e linhaça. Fico em dúvida se devo confiar nesse novo leite zero lactose, pode me ajudar?

    Agradecida,
    Gorete Lins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *