Dicas de beleza – Importância do protetor solar !

Correr na esteira X correr na rua
07/02/2016
Nesse verão conheça 10 propriedades benéficas do Abacaxi !
11/02/2016

Agora que estou correndo acabo ficando muito mais tempo exposta ao sol, afinal faço grande parte dos treinos em parque e na rua, sou bem branquinha e sardenta e isso exige uma atenção maior em relação àos cuidados com e pele, o que eu não vinha tendo e por esse motivo recebi uma bela bronca do meu dermatologista dizendo que eu estava precisando utilizar mais filtro solar durante minhas corridas ao ar livre !!

sun-protection

Seguindo orientações dele agora esses dois são meus companheiros inseparáveis, principalmente agora no verão que a incidência dos raios UVA e UVB são maiores, na realidade os raios UVA incide o ano inteiro e durante todo o dia e já o UVB é mais predominante no verão. Apesar dos raios UVA não ” queimarem” não fiquem pensando que eles são inofensivos, eles não causam vermelhidão mas atigem a derme e causam grandes estragos, devemos utilizar proteção solar mesmo nas estações mais frias do ano !

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS mínimo indicado é 30, independentemente da cor da pele. A quantidade recomendada para o rosto, por exemplo, é  meia colher de chá.

O maior perigo é o câncer de pele melanoma, este costuma ser o tipo mais agressivo, se instala em uma camada mais profunda da derme, e costuma também dar metátases para outros órgãos do corpo. Por isso é muito importante sempre ficar atento ao surgimento de novas pintas ou feridinhas iexplicáveis e também se alguma pintinha antiga muda de tamanho ou formato.

Outra questão importante em relação ao uso do protetor solar é que o excesso de exposição aos raios UVA danificam a estrutura da pele causando um envelhecimento precoce, o UVA penetra na derme, chega até as fibras de colágeno, que sustentam a pele, causando assim um aspecto envelhecido da pele.

giuli pansera em ilhabela

A orientação é:

  • passar protetor solar deve se tornar um hábito diário e obrigatório como tomar banho e escovar os dentes ! Antes de escolher veja se este protege contra raios UVB e UVA ( os mais antigos protegiam apenas contra UVB)

 

  • deve-se evitar exposição prolongada ao sol e se possível utilizar bonés, viseiras e guarda-sol. Principalemente entre 10hs da manhã e 4hs da tarde !

 

  • Reaplicar o protetor solar a cada 3 hs. Se estiver praticando esportes esse tempo é menor ainda .

 

  • Não se esquecer de passar o protetor nas orelhas, nuca, pescoço, cabeça ( se você não tiver cabelos ou se esses forem ralos), pés, e em outras áreas normalmente esquecidas !

 

Os que eu estou utilizando no momento são :

Capital Soleil – VICHY : SPF 30 em spray para o corpo

Bruma-FPS30-410x315

Indicado para todos os tipos de pele, eu gostei desse protetor solar porque além de ele ser em spray, o que facilita a aplicação, ele tem um toque seco, não deixa aquela sensção de pele oleosa ! E não fica com a pele escorregadia quando começamos a suar.

 

 

 

Capital Soleil – VICHY : SPF 60  Clarify com base para o rosto toque seco

CLARIFY-410x315 giuli pansera   O que eu amei nesse protetor para o rosto foi que além de ele não deixar a pele oleosa, ele tem uma tecnologia Color Adapt – se adapta a diversos tipos de pele. Atenua as áreas escurecidas da pele – com 0,3% de PheResorcinol.

Para quem me conhece sabe que eu tenho o rosto cheio de sardas, e se saio no sol essas sardas se acentuam muito dando impressão de que a pele é toda manchada, e com esse protetor minha pele ficou mais uniforme e sem parecer que eu estava usando uma base escura, como acontece sempre comigo quando tento outros protetores com base. Mas este eu não uso para correr, uso no dia a dia !

Anthelios – LA ROCHE-POSAY SPF 70 Antioleosidade

Anthelios-Airlicium-Com-Cor   Esse é o que eu uso para correr, além de ele ter uma proteção mais alta ele não é tão base e é específico para peles oleosas. é um protetor solar para pele oleosa com alta proteção UVA/UVB (FPS 70/PPD 27), textura gel-creme toque limpo, não deixa a pele suada com aspecto de engordurada, o que costuma me incomodar bastante nos protetores para rosto quando corro. E mantém minhas sardas com aspecto suave, alguns protetores que eu costumava utilizar não deixavam que minha pele ficasse vermelha porém as sardas ficavam super evidentes como se eu não tivesse me protegido !

 

Espero que agora vocês tenham entendido a impotância de se proteger do sol, principalmente nesse super verão que estamos tendo !! Procurem sempre um dermatologista para avaliar sua pele e orientar sobre os cuidados devidos !!!

Protejam-se e divertam-se !!!

Por Dra. Giulianna Pansera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *