Corrida como tratamento da depressão e transtornos emocionais !

Tudo o que você precisa saber sobre o vírus Influenza A/H1N1 – março 2016
29/03/2016
Nike Women Victory Tour 2016
05/04/2016

Corrida como tratamento da depressão e transtornos emocionais !

Já é super bem difundido por aí que o exercício físico libere endorfinas e serotonina, hormônios esses responsáveis pela sensação de bem estar, mas os benefícios do exercício, em especial a corrida vai um pouco além disso.

Vamos primeiro descobrir o que é a tal da serotonina, é um neurotransmissor e sua função é conduzir a transmissão de um neurônio a outro, foi descoberto e nomeado em 1948, e logo após descobriu-se que essa substância não é exclusiva do organismo humano, mas está presente em outros seres e alimentos.

Quimicamente a serotonina ou 5-hidroxitriptamina (5-HT) é uma indolamina, produto da transformação do aminoácido L-Triptofano. O triptofano, conhecido também como 5-HTP (5-hidroxitriptofano), é um nutriente encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, peru e laticínios.

A deficiência de serotonina é responsável por causar carência de emoção racional, sentimentos de irritabilidade, crises de choro, alterações do sono e uma série de outros problemas emocionais. Ela influi sobre quase todas as funções cerebrais, inclusive estimulando o sistema GABA (ácido gamaminobutírico) e, embora seja apenas um, entre centenas de outros neurotransmissores do cérebro, atualmente a serotonina é considerada um dos mais importantes deles.

Os níveis de serotonina determinam se a pessoa está deprimida, propensa à violência, irritada, impulsiva ou com compulsão alimentar.

Resumindo a serotonina regula:

  • o humor,
  • o sono,
  • a atividade sexual,
  • o apetite,
  • o ritmo circadiano,
  • as funções neuroendócrinas,
  • a temperatura corporal,
  • sensibilidade à dor,
  • atividade motora,
  • funções cognitivas.

Hoje em dia existem diversos trabalhos mostrando que a deficiência de serotonina é responsável pelos casos de depressão e transtornos emocionais e que é possível tratar alguns pacientes com depressão apenas utilizando precursores de serotonina, 5-HTP, ou ainda utilizá-lo como coadjuvante no tratamento convencional com as medicações antidepressivas.
Mas também existem diversos trabalhos mostrando que uma das melhores formas de se aumentar a serotonina de forma natural e, em correndo_g-realfit_depressãodiversos casos, evitar o uso de medicações antidepressivas é introduzir a corrida na rotina desses indivíduos, de preferência ao ar livre, uma vez que a atividade física irá aumentar a produção de serotonina e a exposição ao sol irá aumentar a produção de Vit D  (veja aqui post completo sobre Vit D) pela pele o que já foi também comprovado por estudos científicos que tem relação com a depressão!

Um estudo realizado pelo departamento de exercício da Universidade da Geórgia induziu a ansiedade em um grupo de atletas por meio do consumo de pílulas de cafeína. Então, foram comparados os sintomas fisiológicos e o humor em duas situações: após descansar ou se exercitar por uma hora. A prática do exercício físico (neste caso, em uma bicicleta ergométrica) foi três vezes mais efetiva na redução da ansiedade do que o descanso.

Além disso tudo a corrida também contribui para autossuperação e melhora da autoestima! ( veja aqui mais benefícios da corrida )

Então se você tem ou já teve depressão que tal começar a utilizar esse tratamento ?

Lembre-se que sempre antes de iniciar qualquer prática de atividade física é importante consultar um médico e averiguar sua saúde ( veja aqui ) !

Por Dra. Giulianna Pansera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *